Exportar registro bibliográfico

Abordagens da Educação Ambiental no curso superior de bacharelado em Ciências Biológicas: um enfoque curricular (2023)

  • Autores:
  • Autor USP: RIGO, FELIPE MORAES - ESALQ
  • Unidade: ESALQ
  • Assuntos: BACHARELADO; BIOCIÊNCIAS; CURRÍCULO; EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Ao discutirmos sobre o paradigma ambiental que hoje se encontra a sociedade como um todo, somos compelidos a buscar novos modos de ser e existir dentro de um contexto local e global. A Educação Ambiental é uma dimensão política da educação voltada à incorporação de conhecimentos, valores e atitudes que correspondem ao compromisso do desenvolvimento de sociedades sustentáveis, marcadas pela justiça social e ambiental. Responsáveis pela formação profissional dos indivíduos em cursos de graduação, as universidades situam-se em um espaço fecundo para a admissão de habilidades, competências e valores que podem vir a ser integrados à essa formação, de modo a conceber um novo perfil profissional e humano, que seja reflexivo e saiba atuar em prol do equilíbrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a abordagem da Educação Ambiental na formação de estudantes de Ciências Biológicas, modalidade Bacharelado, a partir da análise do projeto político pedagógico e da percepção dos próprios futuros bacharéis. Foi utilizado como tratamento metodológico a pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2018) com levantamento sobre cursos de Ciências Biológicas no Estado de São Paulo e do estudo de caso, onde o foco da investigação foi a significação das falas de estudantes do bacharelado em Ciências Biológicas da ESALQ por meio da aplicação e posterior análise de questionários. Os resultados dessa análise evidenciaram que a Educação Ambiental, embora valorizada pelos estudantes participantes da pesquisa, ainda carece de espaço de discussão dentro do currículo formal acadêmico. Entretanto, puderam ser observadas que outras atividades formativas a despeito daquelas promovidas internamente em algumas disciplinas, como a participação em grupos de extensão, pode favorecer o desenvolvimento de uma formação socioambientalcrítica e transformadora. Os participantes não tem claro como a educação ambiental colabora com a formação do bacharel, apesar da ação como educador não formal estar previstas nas Diretrizes Curriculares. Em diversos campos de atuação do biólogo, em especial os relacionados ao meio ambiente, os conhecimentos da educação ambiental podem ser decisivos para a tomada de decisão orientada por estes valores e pela visão crítica proporcionada. Por fim, sugere-se que a IES em questão se sensibilize no sentido de estimular a inserção da temática socioambiental dentro do seu currículo formal, bem como estendendo aos demais componentes acadêmicos
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão Publicada TCCFelipeMoraesRigo.pdf Direct link
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RIGO, Felipe Moraes. Abordagens da Educação Ambiental no curso superior de bacharelado em Ciências Biológicas: um enfoque curricular. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2023. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/11dfed20-02f3-40e9-bc9d-3a7321373ce6/TCCFelipeMoraesRigo.pdf. Acesso em: 27 maio 2024.
    • APA

      Rigo, F. M. (2023). Abordagens da Educação Ambiental no curso superior de bacharelado em Ciências Biológicas: um enfoque curricular (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/11dfed20-02f3-40e9-bc9d-3a7321373ce6/TCCFelipeMoraesRigo.pdf
    • NLM

      Rigo FM. Abordagens da Educação Ambiental no curso superior de bacharelado em Ciências Biológicas: um enfoque curricular [Internet]. 2023 ;[citado 2024 maio 27 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/11dfed20-02f3-40e9-bc9d-3a7321373ce6/TCCFelipeMoraesRigo.pdf
    • Vancouver

      Rigo FM. Abordagens da Educação Ambiental no curso superior de bacharelado em Ciências Biológicas: um enfoque curricular [Internet]. 2023 ;[citado 2024 maio 27 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/11dfed20-02f3-40e9-bc9d-3a7321373ce6/TCCFelipeMoraesRigo.pdf

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2024