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Intervenções de engenharia e seus efeitos à conectividade geomorfológica do alto curso do rio Tietê, Região Metropolitana de São Paulo (2024)

  • Autores:
  • Autor USP: CAMPOS, RAFAELA CAROLINA PEREIRA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • DOI: 10.11606/003194857
  • Assuntos: GEOMORFOLOGIA; RIOS; ENGENHARIA
  • Palavras-chave do autor: Geomorfologia urbana; conectividade longitudinal; obras de engenharia; intervenções antrópicas
  • Idioma: Português
  • Resumo: O conceito de conectividade emerge na Geomorfologia como uma ferramenta analítica dos processos hidrossedimentológicos e da influência da configuração da paisagem nas transferências e retenções de materiais na bacia hidrográfica. A efetiva transmissão hidrológica e sedimentar pelo modelado fluvial possui não apenas variabilidade temporal, como também são reguladas pela presença de descontinuidades naturais e antropogênicas. Nesse contexto, a expansão de áreas urbanas, acentuada na segunda metade do século XX em todo mundo, é composta por um leque de modificações no meio físico que afetam as dinâmicas geomorfológicas e hidrossedimentológicas. Barragens e canalizações integram uma série de obras de engenharia que redesenharam a morfologia dos canais das bacias hidrográficas paulistanas, em um processo centenário de intervenções sobrepostas no sistema fluvial. Considerando a relevância e, em certos casos, a prevalência da agência humana das últimas décadas na gênese do modelado, este trabalho objetivou analisar qualitativamente como intervenções antrópicas associadas à expansão urbana atuam na (des)conectividade do canal do alto curso do rio Tietê (SP). Para isso, partiu-se da abordagem histórica da Geomorfologia Antropogênica, delineando a sequência de obras desenvolvidas e apontando elementos naturais e antrópicos que atuam como ligações e descontinuidades da transmissão de matéria pelo sistema. Assim, tratou-se dos efeitos de obras de engenharia nos aumentos e reduções da conectividade longitudinal do Alto Tietê, assim como as mudanças morfológicas cumulativas em seu percurso principalmente a partir da década de 1940 — intervalo significativo da Grande Aceleração
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    Informações sobre o DOI: 10.11606/003194857 (Fonte: oaDOI API)
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    Versão Publicada 2024_RafaelaCarolinaPerei... Direct link
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    • ABNT

      CAMPOS, Rafaela Carolina Pereira. Intervenções de engenharia e seus efeitos à conectividade geomorfológica do alto curso do rio Tietê, Região Metropolitana de São Paulo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.11606/003194857. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Campos, R. C. P. (2024). Intervenções de engenharia e seus efeitos à conectividade geomorfológica do alto curso do rio Tietê, Região Metropolitana de São Paulo (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/003194857
    • NLM

      Campos RCP. Intervenções de engenharia e seus efeitos à conectividade geomorfológica do alto curso do rio Tietê, Região Metropolitana de São Paulo [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/003194857
    • Vancouver

      Campos RCP. Intervenções de engenharia e seus efeitos à conectividade geomorfológica do alto curso do rio Tietê, Região Metropolitana de São Paulo [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/003194857

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