O curso de Ciências Biológicas e a formação do biólogo como monitor pedagógico diante da perspectiva do estudante (2019)
- Authors:
- Autor USP: ROHWEDDER, EWERTON - ESALQ
- Unidade: ESALQ
- Subjects: BIOCIÊNCIAS; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; ESTUDANTES; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Keywords: Turismo Pedagógico
- Language: Português
- Abstract: As possibilidades de atuação do biólogo no mundo do trabalho são amplas e as mais conhecidas estão na área de a pesquisa e na educação. Contudo, quando se pensa o preparo profissional oferecido na formação acadêmica em cursos de Ciências Biológicas, é preciso considerar que o biólogo pode atuar, além da educação formal, na educação não formal. Na educação não formal, utilizando metodologias como o estudo do meio, o biólogo como monitor ambiental atua, por exemplo, no turismo pedagógico. Diante disso, questiona-se se os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas propiciam uma formação capaz de informar e qualificar o biólogo para atuar como monitor pedagógico. Assim, o objetivo foi entender como os alunos do curso de Ciências Biológicas da ESALQ - USP percebem seu preparo profissional, com a possibilidade de serem monitores em áreas ambientais. Aliado a isso, procurou-se descrever e analisar uma iniciativa de excursão da Licenciatura em Ciências Biológicas que aproveitou a Estação Experimental de Itatinga da ESALQ- USP para a formação de monitores como espaço de educação ambiental não formal e formação de monitores ambientais no curso. A partir dos resultados obtidos (porcentagem), percebeu-se a carreira acadêmica como opção profissional de maior destaque junto aos estudantes e que os biólogos estão sendo formados com ênfase a atuação na área acadêmica com vistas à pós-graduação no curso da ESALQ. Além da carreira acadêmica, outras poucas opções de atuação foram mencionadas pelos alunos quando comparado ao total de áreas em que o biólogo pode atuar. Assim sendo, discutiu-se como formação poderia contribuir para uma formação do graduando que o prepare para o trabalho como monitor ambiental indicando a necessidade de integrar oportunidades e vivências no currículo dos cursos, capacitando e ampliando as oportunidadesdentro do mundo de trabalho e articulando a formação do Bacharelado e da Licenciatura
- Imprenta:
- Publisher place: Piracicaba
- Date published: 2019
-
ABNT
ROHWEDDER, Ewerton. O curso de Ciências Biológicas e a formação do biólogo como monitor pedagógico diante da perspectiva do estudante. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2019. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5d55439f-187b-495d-9c49-7035ca880199/TCCEwertonRohwedder.pdf. Acesso em: 23 abr. 2025. -
APA
Rohwedder, E. (2019). O curso de Ciências Biológicas e a formação do biólogo como monitor pedagógico diante da perspectiva do estudante (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5d55439f-187b-495d-9c49-7035ca880199/TCCEwertonRohwedder.pdf -
NLM
Rohwedder E. O curso de Ciências Biológicas e a formação do biólogo como monitor pedagógico diante da perspectiva do estudante [Internet]. 2019 ;[citado 2025 abr. 23 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5d55439f-187b-495d-9c49-7035ca880199/TCCEwertonRohwedder.pdf -
Vancouver
Rohwedder E. O curso de Ciências Biológicas e a formação do biólogo como monitor pedagógico diante da perspectiva do estudante [Internet]. 2019 ;[citado 2025 abr. 23 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5d55439f-187b-495d-9c49-7035ca880199/TCCEwertonRohwedder.pdf
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
TCCEwertonRohwedder.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas