Aprendizado de máquina para classificação e direcionamento de reclamações de consumidores (2022)
- Autores:
- Autor USP: MESSMAR, HUSSEIN HASSEM SAMPAIO EL - ICMC
- Unidade: ICMC
- Assuntos: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL; APRENDIZADO COMPUTACIONAL; MINERAÇÃO DE DADOS
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho propõe a utilização de técnicas de aprendizado de máquina em conjunto com mineração de texto para criação de um sistema capaz de classificar e direcionar de maneira autônoma as reclamações abertas por clientes de serviços financeiros. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva em conjunto com a metodologia CRISP que auxiliou nas seguintes etapas: compreensão do problema, interpretação dos dados, modelagem e avaliação dos resultados. Foram aplicadas 2 arquiteturas distintas com intuito de compararação, sendo elas: Naive Bayes e BERT. As avaliações demonstraram que para a técnica BERT foi possível obter os melhores resultados com uma acurácia média de 65,00% na classificação das reclamações entre 23 classes.
- Imprenta:
- Local: São Carlos
- Data de publicação: 2022
-
ABNT
MESSMAR, Hussein Hassem Sampaio el. Aprendizado de máquina para classificação e direcionamento de reclamações de consumidores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/efac5132-abcc-42ab-9f71-959cdca8cee1/Hussein%20Hassem%20Sampaio%20el%20Messmar_TCC_MBA_IA_BIG_DATA_HUSSEIN_MESSMAR_FINAL_207382.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025. -
APA
Messmar, H. H. S. el. (2022). Aprendizado de máquina para classificação e direcionamento de reclamações de consumidores (Trabalho de Conclusão de Curso (MBA). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/efac5132-abcc-42ab-9f71-959cdca8cee1/Hussein%20Hassem%20Sampaio%20el%20Messmar_TCC_MBA_IA_BIG_DATA_HUSSEIN_MESSMAR_FINAL_207382.pdf -
NLM
Messmar HHS el. Aprendizado de máquina para classificação e direcionamento de reclamações de consumidores [Internet]. 2022 ;[citado 2025 abr. 22 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/efac5132-abcc-42ab-9f71-959cdca8cee1/Hussein%20Hassem%20Sampaio%20el%20Messmar_TCC_MBA_IA_BIG_DATA_HUSSEIN_MESSMAR_FINAL_207382.pdf -
Vancouver
Messmar HHS el. Aprendizado de máquina para classificação e direcionamento de reclamações de consumidores [Internet]. 2022 ;[citado 2025 abr. 22 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/efac5132-abcc-42ab-9f71-959cdca8cee1/Hussein%20Hassem%20Sampaio%20el%20Messmar_TCC_MBA_IA_BIG_DATA_HUSSEIN_MESSMAR_FINAL_207382.pdf
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