Por um triz: um olhar sobre inclusão e o acesso à educação por pessoas com deficiência físico-motora no município de São Paulo (2019)
- Autores:
- Autor USP: AUGUSTIN, PEDRO LANG - FAU
- Unidade: FAU
- Assuntos: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA; MOBILIDADE URBANA; INCLUSÃO SOCIAL; EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo enunciar fatores que influenciam na plena participação na sociedade e a busca por autonomia por pessoas com deficiência, mais especificamente motora e com maiores restrições de locomoção no município de São Paulo. Importante ressaltar que o acesso à educação, assim como a mobilidade e o direito à cidade são questões para a sociedade e as deficiências como um todo. Motora, mobilidade reduzida, visual, auditiva e intelectual. A necessidade de adequação para todo o espectro é essencial, porém esta pesquisa busca ater-se à deficiência físico-motora com maiores restrições de locomoção, e ter esse perfil como foco. Este trabalho possui dois momentos centrais: Primeiramente, um breve olhar sobre as questões socioeconômicas, de habitação e transporte da cidade que afetam sua atual condição de inclusão, assim como a situação do sistema educacional nessa perspectiva e sua importância na busca por independência da pessoa com deficiência e sua plena participação social no município de São Paulo como um todo. Nesse primeiro instante, o processo se baseou em pesquisa bibliográfica e levantamento de dados, a princípio para uma aproximação os temas caros à deficiência no Brasil, com a contribuição de Tuca Munhoz, me trazendo para as discussões atuais e me disponibilizando os títulos D eficiência e Igualdade e D eficiência e Discriminação , possibilitando, posteriormente, conectá-los com os aspectos sociais abordados fora do âmbito específico da deficiência, mas com reflexos diretos sobre ela, seja na habitação, seja na mobilidade e transporte. Houve, aqui, também, a necessidade de uma compreensão básica do olhar pedagógico sobre a educação inclusiva, para assim poder associar essa percepção com o que se encontraao observar a educação pública municipal em um olhar voltado à acessibilidade. Em um segundo momento, busca-se qualificar a discussão, aproximando-se de especificidades individuais através de entrevista com Moysés Martins, morador do Jardim Noronha no extremo sul do município, o que proporciona tanto uma visão mais qualitativa do tema, como uma possibilidade de focar em uma área reduzida do território, retomando, para essa região, os aspectos presentes na primeira parte da pesquisa. Pretende-se, portanto, obter um panorama geral, mesmo que breve, do cenário da deficiência na cidade através desse levantamento de dados, de políticas públicas, bibliografia sobre os temas relacionados, pesquisa de opinião pública e entrevista, assim como minha própria vivência como cadeirante, com a qual início este trabalho no capítulo seguinte, de Motivação, e levo para somar ao que a entrevista com Moysés traz de discussão
- Imprenta:
-
ABNT
AUGUSTIN, Pedro Lang. Por um triz: um olhar sobre inclusão e o acesso à educação por pessoas com deficiência físico-motora no município de São Paulo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5b7b9b2f-44a7-41ac-831b-53dc07380d10/2019_PedroLangAugustin.pdf. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Augustin, P. L. (2019). Por um triz: um olhar sobre inclusão e o acesso à educação por pessoas com deficiência físico-motora no município de São Paulo (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5b7b9b2f-44a7-41ac-831b-53dc07380d10/2019_PedroLangAugustin.pdf -
NLM
Augustin PL. Por um triz: um olhar sobre inclusão e o acesso à educação por pessoas com deficiência físico-motora no município de São Paulo [Internet]. 2019 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5b7b9b2f-44a7-41ac-831b-53dc07380d10/2019_PedroLangAugustin.pdf -
Vancouver
Augustin PL. Por um triz: um olhar sobre inclusão e o acesso à educação por pessoas com deficiência físico-motora no município de São Paulo [Internet]. 2019 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5b7b9b2f-44a7-41ac-831b-53dc07380d10/2019_PedroLangAugustin.pdf
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
2019_PedroLangAugustin.pd... | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas