Estudo da implementação de um marketplace de transporte rodoviário de carga no Brasil (2018)
- Authors:
- Autor USP: ALMEIDA, ALICE ROCHA DE - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PRO
- Subjects: TRANSPORTE RODOVIÁRIO; TRANSPORTE DE CARGA; MODELO DE NEGÓCIO
- Language: Português
- Abstract: Os aplicativos de mobilidade surgiram no Brasil nesta década como uma nova alternativa de transporte para milhões de brasileiros. Desde então, a indústria tem apresentado um rápido crescimento no país e tem ocasionado novas formas de interação dentro do conceito de Marketplace. A empresa que será o foco deste trabalho, designada por “Empresa X” por motivos de confidencialidade, faz parte do mercado de aplicativos de mobilidade e vem ampliando sua participação em todas as regiões brasileiras, adquirindo maior reconhecimento de marca e crescendo em número de consumidores. Desde seu início, a empresa busca ampliar sua participação no mercado de compartilhamento de viagens e desenvolver novos produtos para entrar em outros mercados. Um dos produtos pertencentes à organização é o Frete X, que ainda não possui operação no Brasil, mas que configura um caso de sucesso em seu país de origem, os Estados Unidos. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo estudar a implementação do “Frete X” no Brasil, um produto que visa conectar caminhoneiros autônomos a organizações que precisem transportar cargas. Para tanto, este trabalho analisa a viabilidade do lançamento do produto no país do ponto de vista estratégico e financeiro. O estudo buscou, inicialmente, diagnosticar o ambiente no qual as empresas de transporte de carga estão inseridas, bem como o ambiente competitivo desse novo mercado de aplicativos de transporte de carga, utilizando o modelo das 5 Forças de Porter. Através da análise SWOT foi possível realizar um levantamento mais detalhado das principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças existentes. A análise do Modelo de Negócio do Frete X também contribuiu para um melhor entendimento dos fatores que estariam envolvidos na implementação do novo produto. Através das análises realizadas, buscou-se, por fim,aconselhar a empresa sobre a viabilidade da implementação do produto e apresentar o plano de implementação que deve ser seguido caso a empresa escolha entrar no mercado.
- Imprenta:
-
ABNT
ALMEIDA, Alice Rocha de. Estudo da implementação de um marketplace de transporte rodoviário de carga no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – EPUSP, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/20d01df5-e60e-4729-b410-d480173a1ea8/ALICE%20ROCHA%20DE%20ALMEIDA%20PRO-18.pdf. Acesso em: 09 nov. 2024. -
APA
Almeida, A. R. de. (2018). Estudo da implementação de um marketplace de transporte rodoviário de carga no Brasil (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). EPUSP, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/20d01df5-e60e-4729-b410-d480173a1ea8/ALICE%20ROCHA%20DE%20ALMEIDA%20PRO-18.pdf -
NLM
Almeida AR de. Estudo da implementação de um marketplace de transporte rodoviário de carga no Brasil [Internet]. 2018 ;[citado 2024 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/20d01df5-e60e-4729-b410-d480173a1ea8/ALICE%20ROCHA%20DE%20ALMEIDA%20PRO-18.pdf -
Vancouver
Almeida AR de. Estudo da implementação de um marketplace de transporte rodoviário de carga no Brasil [Internet]. 2018 ;[citado 2024 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/20d01df5-e60e-4729-b410-d480173a1ea8/ALICE%20ROCHA%20DE%20ALMEIDA%20PRO-18.pdf
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
ALICE ROCHA DE ALMEIDA PR... | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas