Filtros : "ECA" "EDUCAÇÃO MUSICAL" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: ECA

    Subjects: INSTRUMENTOS MUSICAIS, PIANO, MÉTODOS DE ENSINO, PEDAGOGIA MUSICAL, EDUCAÇÃO MUSICAL

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SCROCCO, Henrique Diaz. Método Suzuki para piano: um olhar sobre peças selecionadas do livro 1. . São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d0c32816-1d0b-4f09-9df3-cbb0bec03a68/tc5543-Henrique-Scrocco-Metodo.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025. , 2025
    • APA

      Scrocco, H. D. (2025). Método Suzuki para piano: um olhar sobre peças selecionadas do livro 1. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d0c32816-1d0b-4f09-9df3-cbb0bec03a68/tc5543-Henrique-Scrocco-Metodo.pdf
    • NLM

      Scrocco HD. Método Suzuki para piano: um olhar sobre peças selecionadas do livro 1 [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d0c32816-1d0b-4f09-9df3-cbb0bec03a68/tc5543-Henrique-Scrocco-Metodo.pdf
    • Vancouver

      Scrocco HD. Método Suzuki para piano: um olhar sobre peças selecionadas do livro 1 [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d0c32816-1d0b-4f09-9df3-cbb0bec03a68/tc5543-Henrique-Scrocco-Metodo.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDA, INSTRUMENTOS MUSICAIS, EDUCAÇÃO MUSICAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARAUJO, Anna. O professor de instrumentos de cordas heterogêneas em projetos de ensino coletivo de música na Grande São Paulo: uma investigação sobre a sua formação, problemática e possíveis soluções. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.11606/003201261. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Araujo, A. (2024). O professor de instrumentos de cordas heterogêneas em projetos de ensino coletivo de música na Grande São Paulo: uma investigação sobre a sua formação, problemática e possíveis soluções (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/003201261
    • NLM

      Araujo A. O professor de instrumentos de cordas heterogêneas em projetos de ensino coletivo de música na Grande São Paulo: uma investigação sobre a sua formação, problemática e possíveis soluções [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://doi.org/10.11606/003201261
    • Vancouver

      Araujo A. O professor de instrumentos de cordas heterogêneas em projetos de ensino coletivo de música na Grande São Paulo: uma investigação sobre a sua formação, problemática e possíveis soluções [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://doi.org/10.11606/003201261
  • Unidade: ECA

    Subjects: CORAL (MÚSICA), EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA, ESCOLA PÚBLICA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ANDRADE, Alana Santana de. Música e cidadania no Coral Feitiço. . São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4ed7bf4b-77b5-4d19-8c0c-abb0268e354a/tc5333-Alana-Andrade-Musica.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025. , 2024
    • APA

      Andrade, A. S. de. (2024). Música e cidadania no Coral Feitiço. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4ed7bf4b-77b5-4d19-8c0c-abb0268e354a/tc5333-Alana-Andrade-Musica.pdf
    • NLM

      Andrade AS de. Música e cidadania no Coral Feitiço [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4ed7bf4b-77b5-4d19-8c0c-abb0268e354a/tc5333-Alana-Andrade-Musica.pdf
    • Vancouver

      Andrade AS de. Música e cidadania no Coral Feitiço [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4ed7bf4b-77b5-4d19-8c0c-abb0268e354a/tc5333-Alana-Andrade-Musica.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, INSTRUMENTOS MUSICAIS, INSTRUMENTO MUSICAL DE SOPRO, BANDA DE MÚSICA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      KONDO, Mariana Milan. Santana Pinheiros Koteki Band: um recorte autoetnográfico em educação musical. . São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/3480ccf1-9da9-4f73-be60-2d6dc19d0c94/tc5341-Mariana-Kondo-Santana.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025. , 2024
    • APA

      Kondo, M. M. (2024). Santana Pinheiros Koteki Band: um recorte autoetnográfico em educação musical. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/3480ccf1-9da9-4f73-be60-2d6dc19d0c94/tc5341-Mariana-Kondo-Santana.pdf
    • NLM

      Kondo MM. Santana Pinheiros Koteki Band: um recorte autoetnográfico em educação musical [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/3480ccf1-9da9-4f73-be60-2d6dc19d0c94/tc5341-Mariana-Kondo-Santana.pdf
    • Vancouver

      Kondo MM. Santana Pinheiros Koteki Band: um recorte autoetnográfico em educação musical [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/3480ccf1-9da9-4f73-be60-2d6dc19d0c94/tc5341-Mariana-Kondo-Santana.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇAS AUTISTAS, TRANSTORNO AUTÍSTICO, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AMARAL, Ana Clara Vieira. Processo de ensino-aprendizagem de uma educadora musical em formação e uma criança do espectro autista. . São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0602decd-5d26-4894-86b1-0210a19c9f7d/tc5335-Ana-Amaral-Processo.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025. , 2024
    • APA

      Amaral, A. C. V. (2024). Processo de ensino-aprendizagem de uma educadora musical em formação e uma criança do espectro autista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0602decd-5d26-4894-86b1-0210a19c9f7d/tc5335-Ana-Amaral-Processo.pdf
    • NLM

      Amaral ACV. Processo de ensino-aprendizagem de uma educadora musical em formação e uma criança do espectro autista [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0602decd-5d26-4894-86b1-0210a19c9f7d/tc5335-Ana-Amaral-Processo.pdf
    • Vancouver

      Amaral ACV. Processo de ensino-aprendizagem de uma educadora musical em formação e uma criança do espectro autista [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0602decd-5d26-4894-86b1-0210a19c9f7d/tc5335-Ana-Amaral-Processo.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, TRADIÇÃO ORAL, CHORO (MÚSICA)

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TAVARES, Ana Carolina Zilberman. Educação musical e oralidade: perspectivas sobre a prática do choro. . São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c799bd4b-1902-4a76-a8f0-edbe93c37765/tc5334-Ana-Tavares-Educacao.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025. , 2024
    • APA

      Tavares, A. C. Z. (2024). Educação musical e oralidade: perspectivas sobre a prática do choro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c799bd4b-1902-4a76-a8f0-edbe93c37765/tc5334-Ana-Tavares-Educacao.pdf
    • NLM

      Tavares ACZ. Educação musical e oralidade: perspectivas sobre a prática do choro [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c799bd4b-1902-4a76-a8f0-edbe93c37765/tc5334-Ana-Tavares-Educacao.pdf
    • Vancouver

      Tavares ACZ. Educação musical e oralidade: perspectivas sobre a prática do choro [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c799bd4b-1902-4a76-a8f0-edbe93c37765/tc5334-Ana-Tavares-Educacao.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: INSTRUMENTOS MUSICAIS, VIOLINO, EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FERREIRA, Rodrigo Marin. Comparação entre ensino individual de violino síncrono e assíncrono com o presencial: resultados, desafios e análise prática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/722ab9ce-003c-4035-8392-2fa1ef1afe30/tc4924-rodrigo-ferreira-comparacao.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Ferreira, R. M. (2023). Comparação entre ensino individual de violino síncrono e assíncrono com o presencial: resultados, desafios e análise prática (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/722ab9ce-003c-4035-8392-2fa1ef1afe30/tc4924-rodrigo-ferreira-comparacao.pdf
    • NLM

      Ferreira RM. Comparação entre ensino individual de violino síncrono e assíncrono com o presencial: resultados, desafios e análise prática [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/722ab9ce-003c-4035-8392-2fa1ef1afe30/tc4924-rodrigo-ferreira-comparacao.pdf
    • Vancouver

      Ferreira RM. Comparação entre ensino individual de violino síncrono e assíncrono com o presencial: resultados, desafios e análise prática [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/722ab9ce-003c-4035-8392-2fa1ef1afe30/tc4924-rodrigo-ferreira-comparacao.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: CORAL (MÚSICA), REGÊNCIA (MÚSICA), EDUCAÇÃO MUSICAL, MÚSICA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LOPES, Henrique Ribeiro. Coral Escola Comunicantus e sua didática: antes, durante e depois do coro online, em uma perspectiva de formação de regentes-educadores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5cfc7bea-f3b4-4d5a-b9dc-38e758fa9411/tc5019-Henrique-Lopes-Coral.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Lopes, H. R. (2023). Coral Escola Comunicantus e sua didática: antes, durante e depois do coro online, em uma perspectiva de formação de regentes-educadores (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5cfc7bea-f3b4-4d5a-b9dc-38e758fa9411/tc5019-Henrique-Lopes-Coral.pdf
    • NLM

      Lopes HR. Coral Escola Comunicantus e sua didática: antes, durante e depois do coro online, em uma perspectiva de formação de regentes-educadores [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5cfc7bea-f3b4-4d5a-b9dc-38e758fa9411/tc5019-Henrique-Lopes-Coral.pdf
    • Vancouver

      Lopes HR. Coral Escola Comunicantus e sua didática: antes, durante e depois do coro online, em uma perspectiva de formação de regentes-educadores [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5cfc7bea-f3b4-4d5a-b9dc-38e758fa9411/tc5019-Henrique-Lopes-Coral.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: INSTRUMENTOS MUSICAIS, FLAUTA, MÉTODOS DE ENSINO, EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DEBORTOLI, Lucas Gabriel. Ensino online com método Suzuki: um estudo de caso sobre a flauta doce. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/cd87fd1b-24b3-49e8-8091-3cc8b65c1553/tc5024-Lucas-Debortoli-Ensino.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Debortoli, L. G. (2023). Ensino online com método Suzuki: um estudo de caso sobre a flauta doce (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/cd87fd1b-24b3-49e8-8091-3cc8b65c1553/tc5024-Lucas-Debortoli-Ensino.pdf
    • NLM

      Debortoli LG. Ensino online com método Suzuki: um estudo de caso sobre a flauta doce [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/cd87fd1b-24b3-49e8-8091-3cc8b65c1553/tc5024-Lucas-Debortoli-Ensino.pdf
    • Vancouver

      Debortoli LG. Ensino online com método Suzuki: um estudo de caso sobre a flauta doce [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/cd87fd1b-24b3-49e8-8091-3cc8b65c1553/tc5024-Lucas-Debortoli-Ensino.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, DESENVOLVIMENTO HUMANO, ANTROPOSOFIA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUTO, Juliana. A educação musical e o desenvolvimento integral do ser humano: uma análise reflexiva à luz da antroposofia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f4c124b0-187e-4042-b270-cb6f4c51f548/tc4922-juliana-souto-educacao.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Souto, J. (2023). A educação musical e o desenvolvimento integral do ser humano: uma análise reflexiva à luz da antroposofia (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f4c124b0-187e-4042-b270-cb6f4c51f548/tc4922-juliana-souto-educacao.pdf
    • NLM

      Souto J. A educação musical e o desenvolvimento integral do ser humano: uma análise reflexiva à luz da antroposofia [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f4c124b0-187e-4042-b270-cb6f4c51f548/tc4922-juliana-souto-educacao.pdf
    • Vancouver

      Souto J. A educação musical e o desenvolvimento integral do ser humano: uma análise reflexiva à luz da antroposofia [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f4c124b0-187e-4042-b270-cb6f4c51f548/tc4922-juliana-souto-educacao.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO MUSICAL, ESCOLA PÚBLICA, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARRUDA, Ellen de Souza. Sabiá Laranjeira: um espaço de contribuição para a formação de futuros educadores musicais no contexto da escola pública. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/74ed2ad6-1ea0-432c-88c9-2c5fe63352e8/tc4920-ellen-arruda-sabia.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Arruda, E. de S. (2023). Sabiá Laranjeira: um espaço de contribuição para a formação de futuros educadores musicais no contexto da escola pública (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/74ed2ad6-1ea0-432c-88c9-2c5fe63352e8/tc4920-ellen-arruda-sabia.pdf
    • NLM

      Arruda E de S. Sabiá Laranjeira: um espaço de contribuição para a formação de futuros educadores musicais no contexto da escola pública [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/74ed2ad6-1ea0-432c-88c9-2c5fe63352e8/tc4920-ellen-arruda-sabia.pdf
    • Vancouver

      Arruda E de S. Sabiá Laranjeira: um espaço de contribuição para a formação de futuros educadores musicais no contexto da escola pública [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/74ed2ad6-1ea0-432c-88c9-2c5fe63352e8/tc4920-ellen-arruda-sabia.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: CORAL (MÚSICA), CORO, EDUCAÇÃO MUSICAL, REVISÃO INTEGRATIVA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COSTA, Julia Pires de Britto. Escolha de repertório para coros infantojuvenis: uma revisão integrativa em periódicos brasileiros (2013-2023). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d2c61fb9-9aaa-443e-84de-870186e67087/tc5021-Julia-Costa-Escolha.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Costa, J. P. de B. (2023). Escolha de repertório para coros infantojuvenis: uma revisão integrativa em periódicos brasileiros (2013-2023) (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d2c61fb9-9aaa-443e-84de-870186e67087/tc5021-Julia-Costa-Escolha.pdf
    • NLM

      Costa JP de B. Escolha de repertório para coros infantojuvenis: uma revisão integrativa em periódicos brasileiros (2013-2023) [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d2c61fb9-9aaa-443e-84de-870186e67087/tc5021-Julia-Costa-Escolha.pdf
    • Vancouver

      Costa JP de B. Escolha de repertório para coros infantojuvenis: uma revisão integrativa em periódicos brasileiros (2013-2023) [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d2c61fb9-9aaa-443e-84de-870186e67087/tc5021-Julia-Costa-Escolha.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, ORQUESTRAS

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      REIGADAS, Caio Lopes. O processo didático da Orquestra Jovem Tom Jobim. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/6eb47478-45da-4a53-af08-f2b84c205f42/tc5015-Caio-Reigadas-Processo.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Reigadas, C. L. (2023). O processo didático da Orquestra Jovem Tom Jobim (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/6eb47478-45da-4a53-af08-f2b84c205f42/tc5015-Caio-Reigadas-Processo.pdf
    • NLM

      Reigadas CL. O processo didático da Orquestra Jovem Tom Jobim [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/6eb47478-45da-4a53-af08-f2b84c205f42/tc5015-Caio-Reigadas-Processo.pdf
    • Vancouver

      Reigadas CL. O processo didático da Orquestra Jovem Tom Jobim [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/6eb47478-45da-4a53-af08-f2b84c205f42/tc5015-Caio-Reigadas-Processo.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, PEDAGOGIA WALDORF, ENSINO MÉDIO, MULTICULTURALISMO, INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE, FENOMENOLOGIA, ANTROPOSOFIA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FONTE, Inês Hartt Pereira e Lopes da. O currículo multicultural e intercultural do ensino médio na educação musical steineriana. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c4388e61-f9bf-47bd-b276-8b4de739e05e/Te0044-Fonte.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Fonte, I. H. P. e L. da. (2022). O currículo multicultural e intercultural do ensino médio na educação musical steineriana (Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c4388e61-f9bf-47bd-b276-8b4de739e05e/Te0044-Fonte.pdf
    • NLM

      Fonte IHP e L da. O currículo multicultural e intercultural do ensino médio na educação musical steineriana [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c4388e61-f9bf-47bd-b276-8b4de739e05e/Te0044-Fonte.pdf
    • Vancouver

      Fonte IHP e L da. O currículo multicultural e intercultural do ensino médio na educação musical steineriana [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c4388e61-f9bf-47bd-b276-8b4de739e05e/Te0044-Fonte.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, RITMO (MÚSICA), MÉTODOS DE ENSINO, PRÁTICA DE ENSINO, MÚSICA POPULAR, CULTURA POPULAR, CULTURA AFRO-BRASILEIRA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MOCELLIN, Victor Kenzo Tamashiro. Roda Banto e relações com a cultura popular brasileira: aplicação das propostas de Letieres Leite e Moacir Santos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/735b8b20-6f1b-4c53-b527-9134e0d7407e/tc4889-Victor-Mocellin-Roda.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Mocellin, V. K. T. (2022). Roda Banto e relações com a cultura popular brasileira: aplicação das propostas de Letieres Leite e Moacir Santos (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/735b8b20-6f1b-4c53-b527-9134e0d7407e/tc4889-Victor-Mocellin-Roda.pdf
    • NLM

      Mocellin VKT. Roda Banto e relações com a cultura popular brasileira: aplicação das propostas de Letieres Leite e Moacir Santos [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/735b8b20-6f1b-4c53-b527-9134e0d7407e/tc4889-Victor-Mocellin-Roda.pdf
    • Vancouver

      Mocellin VKT. Roda Banto e relações com a cultura popular brasileira: aplicação das propostas de Letieres Leite e Moacir Santos [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/735b8b20-6f1b-4c53-b527-9134e0d7407e/tc4889-Victor-Mocellin-Roda.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: CORAL (MÚSICA), MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, PANDEMIAS

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PEFI, Amarílis Cid Coev. Música na escola: o canto coral como instrumento para o desenvolvimento pedagógico, artístico e social da criança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5d408f89-0577-4a71-a983-b8b28e7f0938/Te0033-Pefi.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Pefi, A. C. C. (2022). Música na escola: o canto coral como instrumento para o desenvolvimento pedagógico, artístico e social da criança (Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5d408f89-0577-4a71-a983-b8b28e7f0938/Te0033-Pefi.pdf
    • NLM

      Pefi ACC. Música na escola: o canto coral como instrumento para o desenvolvimento pedagógico, artístico e social da criança [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5d408f89-0577-4a71-a983-b8b28e7f0938/Te0033-Pefi.pdf
    • Vancouver

      Pefi ACC. Música na escola: o canto coral como instrumento para o desenvolvimento pedagógico, artístico e social da criança [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5d408f89-0577-4a71-a983-b8b28e7f0938/Te0033-Pefi.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: PERCEPÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO MUSICAL, ENSINO SUPERIOR, CRIAÇÃO ARTÍSTICA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALVES, Luísa Carvalho Tavares. A criação como uma via para o processo de ensino-aprendizagem em percepção musical: propostas para o ensino superior. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/99d1d190-f27f-44a6-bd0f-0613a22743dc/tc4708-luisa-alves-criacao.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Alves, L. C. T. (2022). A criação como uma via para o processo de ensino-aprendizagem em percepção musical: propostas para o ensino superior (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/99d1d190-f27f-44a6-bd0f-0613a22743dc/tc4708-luisa-alves-criacao.pdf
    • NLM

      Alves LCT. A criação como uma via para o processo de ensino-aprendizagem em percepção musical: propostas para o ensino superior [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/99d1d190-f27f-44a6-bd0f-0613a22743dc/tc4708-luisa-alves-criacao.pdf
    • Vancouver

      Alves LCT. A criação como uma via para o processo de ensino-aprendizagem em percepção musical: propostas para o ensino superior [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/99d1d190-f27f-44a6-bd0f-0613a22743dc/tc4708-luisa-alves-criacao.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO MUSICAL, ENSINO FUNDAMENTAL, TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TRIENTINI, Carla. A música como parte do processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: (um estudo a partir da própria prática). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5f1d98fd-8280-42c4-ac6f-2aa419027085/Te0039-Trientini.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Trientini, C. (2022). A música como parte do processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: (um estudo a partir da própria prática) (Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5f1d98fd-8280-42c4-ac6f-2aa419027085/Te0039-Trientini.pdf
    • NLM

      Trientini C. A música como parte do processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: (um estudo a partir da própria prática) [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5f1d98fd-8280-42c4-ac6f-2aa419027085/Te0039-Trientini.pdf
    • Vancouver

      Trientini C. A música como parte do processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: (um estudo a partir da própria prática) [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5f1d98fd-8280-42c4-ac6f-2aa419027085/Te0039-Trientini.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, PRÁTICA DE ENSINO, MÚSICA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Maiara Monteiro de. Ensino musical dialógico: práticas socioeducativas no ensino de música no Instituto Ciranda - música e cidadania em Mato Grosso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/a9351c21-7dbe-44d4-b98f-05d2270c1e8d/tc4884-Maiara-Oliveira-Ensino.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Oliveira, M. M. de. (2022). Ensino musical dialógico: práticas socioeducativas no ensino de música no Instituto Ciranda - música e cidadania em Mato Grosso (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/a9351c21-7dbe-44d4-b98f-05d2270c1e8d/tc4884-Maiara-Oliveira-Ensino.pdf
    • NLM

      Oliveira MM de. Ensino musical dialógico: práticas socioeducativas no ensino de música no Instituto Ciranda - música e cidadania em Mato Grosso [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/a9351c21-7dbe-44d4-b98f-05d2270c1e8d/tc4884-Maiara-Oliveira-Ensino.pdf
    • Vancouver

      Oliveira MM de. Ensino musical dialógico: práticas socioeducativas no ensino de música no Instituto Ciranda - música e cidadania em Mato Grosso [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/a9351c21-7dbe-44d4-b98f-05d2270c1e8d/tc4884-Maiara-Oliveira-Ensino.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, MÚSICA, CRIATIVIDADE

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NERCESSIAN, George Lucas de Aram. Sons que se criam: uma investigação sobre o conceito de criatividade e suas possibilidades no contexto da educação musical. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0a359071-753a-49bb-b4a9-6b77be1db160/Te0042-Nercessian.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Nercessian, G. L. de A. (2022). Sons que se criam: uma investigação sobre o conceito de criatividade e suas possibilidades no contexto da educação musical (Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0a359071-753a-49bb-b4a9-6b77be1db160/Te0042-Nercessian.pdf
    • NLM

      Nercessian GL de A. Sons que se criam: uma investigação sobre o conceito de criatividade e suas possibilidades no contexto da educação musical [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0a359071-753a-49bb-b4a9-6b77be1db160/Te0042-Nercessian.pdf
    • Vancouver

      Nercessian GL de A. Sons que se criam: uma investigação sobre o conceito de criatividade e suas possibilidades no contexto da educação musical [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0a359071-753a-49bb-b4a9-6b77be1db160/Te0042-Nercessian.pdf

Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2025