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  • Unidade: IFSC

    Subjects: MECÂNICA QUÂNTICA, REALIDADE VIRTUAL, JOGOS EDUCATIVOS

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    • ABNT

      GRAÇA, Fernando Bermude. Mecânica quântica em realidade virtual. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2024. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/51cdf41e-bbc6-4013-a279-55bde5a7282e/Fernando_Bermude_Gra%C3%A7a.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Graça, F. B. (2024). Mecânica quântica em realidade virtual (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/51cdf41e-bbc6-4013-a279-55bde5a7282e/Fernando_Bermude_Gra%C3%A7a.pdf
    • NLM

      Graça FB. Mecânica quântica em realidade virtual [Internet]. 2024 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/51cdf41e-bbc6-4013-a279-55bde5a7282e/Fernando_Bermude_Gra%C3%A7a.pdf
    • Vancouver

      Graça FB. Mecânica quântica em realidade virtual [Internet]. 2024 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/51cdf41e-bbc6-4013-a279-55bde5a7282e/Fernando_Bermude_Gra%C3%A7a.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: REALIDADE VIRTUAL, EMOÇÕES, SENSOR, FISIOLOGIA

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    • ABNT

      CASTRO, Carolina Luiza Pereira de. Inborn medium: ambientes virtuais 3D com incorporação de sensores fisiológicos. . São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5291174d-c799-4c91-a295-fd14a012aa61/tc5283-Carolina-Castro-Inborn.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025. , 2023
    • APA

      Castro, C. L. P. de. (2023). Inborn medium: ambientes virtuais 3D com incorporação de sensores fisiológicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5291174d-c799-4c91-a295-fd14a012aa61/tc5283-Carolina-Castro-Inborn.pdf
    • NLM

      Castro CLP de. Inborn medium: ambientes virtuais 3D com incorporação de sensores fisiológicos [Internet]. 2023 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5291174d-c799-4c91-a295-fd14a012aa61/tc5283-Carolina-Castro-Inborn.pdf
    • Vancouver

      Castro CLP de. Inborn medium: ambientes virtuais 3D com incorporação de sensores fisiológicos [Internet]. 2023 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/5291174d-c799-4c91-a295-fd14a012aa61/tc5283-Carolina-Castro-Inborn.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: REALIDADE VIRTUAL, PROPAGANDA

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    • ABNT

      SILVA, Pamela Inacio da. Metaverso e publicidade: estado-da-arte, problemáticas e possibilidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/2da11c8f-d301-4316-8132-add01d928c5f/tc4833-Pamela-Silva-Metaverso.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Silva, P. I. da. (2022). Metaverso e publicidade: estado-da-arte, problemáticas e possibilidades (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/2da11c8f-d301-4316-8132-add01d928c5f/tc4833-Pamela-Silva-Metaverso.pdf
    • NLM

      Silva PI da. Metaverso e publicidade: estado-da-arte, problemáticas e possibilidades [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/2da11c8f-d301-4316-8132-add01d928c5f/tc4833-Pamela-Silva-Metaverso.pdf
    • Vancouver

      Silva PI da. Metaverso e publicidade: estado-da-arte, problemáticas e possibilidades [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/2da11c8f-d301-4316-8132-add01d928c5f/tc4833-Pamela-Silva-Metaverso.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: CONSUMO, COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, COMÉRCIO ELETRÔNICO, VAREJO, MODA, REALIDADE AUMENTADA, REALIDADE VIRTUAL, PLATAFORMA DIGITAL, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

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    • ABNT

      SILVA, Geovania Bezerra. Metaverso como uma nova realidade de consumo: análise sobre os desafios e oportunidades do varejo de moda. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/22bc7a54-7480-46eb-ab4f-bd4057c86222/tc4821-Geovania-Silva-Metaverso.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Silva, G. B. (2022). Metaverso como uma nova realidade de consumo: análise sobre os desafios e oportunidades do varejo de moda (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/22bc7a54-7480-46eb-ab4f-bd4057c86222/tc4821-Geovania-Silva-Metaverso.pdf
    • NLM

      Silva GB. Metaverso como uma nova realidade de consumo: análise sobre os desafios e oportunidades do varejo de moda [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/22bc7a54-7480-46eb-ab4f-bd4057c86222/tc4821-Geovania-Silva-Metaverso.pdf
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      Silva GB. Metaverso como uma nova realidade de consumo: análise sobre os desafios e oportunidades do varejo de moda [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/22bc7a54-7480-46eb-ab4f-bd4057c86222/tc4821-Geovania-Silva-Metaverso.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: ARTE DIGITAL, REALIDADE VIRTUAL, CRIAÇÃO ARTÍSTICA

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    • ABNT

      FREITAS, Letícia Brasil. NOOT: possibilidades criativas em ambientes digitais imersivos artísticos. . São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1aa17b6c-7af0-4ea5-b4fe-0a2caccc15a5/tc5260-Leticia-Freitas-NOOT.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025. , 2022
    • APA

      Freitas, L. B. (2022). NOOT: possibilidades criativas em ambientes digitais imersivos artísticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1aa17b6c-7af0-4ea5-b4fe-0a2caccc15a5/tc5260-Leticia-Freitas-NOOT.pdf
    • NLM

      Freitas LB. NOOT: possibilidades criativas em ambientes digitais imersivos artísticos [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1aa17b6c-7af0-4ea5-b4fe-0a2caccc15a5/tc5260-Leticia-Freitas-NOOT.pdf
    • Vancouver

      Freitas LB. NOOT: possibilidades criativas em ambientes digitais imersivos artísticos [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1aa17b6c-7af0-4ea5-b4fe-0a2caccc15a5/tc5260-Leticia-Freitas-NOOT.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: REALIDADE VIRTUAL, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, OPINIÃO PÚBLICA (PSICOLOGIA)

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    • ABNT

      FERRI, Adan Cardoso. O processo de formação de opinião sobre o metaverso: atitudes, influências e desafios para a difusão da tecnologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/05911fa1-6515-43ae-bf98-575ea84d48c1/tc4781-Adan-Ferri-Processo.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Ferri, A. C. (2022). O processo de formação de opinião sobre o metaverso: atitudes, influências e desafios para a difusão da tecnologia (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/05911fa1-6515-43ae-bf98-575ea84d48c1/tc4781-Adan-Ferri-Processo.pdf
    • NLM

      Ferri AC. O processo de formação de opinião sobre o metaverso: atitudes, influências e desafios para a difusão da tecnologia [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/05911fa1-6515-43ae-bf98-575ea84d48c1/tc4781-Adan-Ferri-Processo.pdf
    • Vancouver

      Ferri AC. O processo de formação de opinião sobre o metaverso: atitudes, influências e desafios para a difusão da tecnologia [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/05911fa1-6515-43ae-bf98-575ea84d48c1/tc4781-Adan-Ferri-Processo.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: REALIDADE AUMENTADA, REALIDADE VIRTUAL, PROPAGANDA

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    • ABNT

      ASSIS, Gabriel Fernando de Alcantara. A publicidade no metaverso: ambientes de realidade imersiva e os desafios para a comunicação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1226171d-9f3b-494f-90d4-18850ffa66b5/tc4819-Gabriel-Assis-Publicidade.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Assis, G. F. de A. (2022). A publicidade no metaverso: ambientes de realidade imersiva e os desafios para a comunicação (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1226171d-9f3b-494f-90d4-18850ffa66b5/tc4819-Gabriel-Assis-Publicidade.pdf
    • NLM

      Assis GF de A. A publicidade no metaverso: ambientes de realidade imersiva e os desafios para a comunicação [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1226171d-9f3b-494f-90d4-18850ffa66b5/tc4819-Gabriel-Assis-Publicidade.pdf
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      Assis GF de A. A publicidade no metaverso: ambientes de realidade imersiva e os desafios para a comunicação [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1226171d-9f3b-494f-90d4-18850ffa66b5/tc4819-Gabriel-Assis-Publicidade.pdf
  • Unidade: FAU

    Subjects: REALIDADE VIRTUAL, ESPAÇO (FILOSOFIA), JOGOS, DESIGN, AMBIENTES DE PROGRAMAÇÃO

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    • ABNT

      SOUZA JUNIOR, Marco Antonio de. Realidades imaginadas: a concepção do ambiente virtual construído em jogos story rich. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1641ac9f-0021-4c32-b5b2-bdca6f834c74/TFG_2022_2_MarcoAntonio_Souza.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Souza Junior, M. A. de. (2022). Realidades imaginadas: a concepção do ambiente virtual construído em jogos story rich (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1641ac9f-0021-4c32-b5b2-bdca6f834c74/TFG_2022_2_MarcoAntonio_Souza.pdf
    • NLM

      Souza Junior MA de. Realidades imaginadas: a concepção do ambiente virtual construído em jogos story rich [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1641ac9f-0021-4c32-b5b2-bdca6f834c74/TFG_2022_2_MarcoAntonio_Souza.pdf
    • Vancouver

      Souza Junior MA de. Realidades imaginadas: a concepção do ambiente virtual construído em jogos story rich [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/1641ac9f-0021-4c32-b5b2-bdca6f834c74/TFG_2022_2_MarcoAntonio_Souza.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: MODA, JOGOS ELETRÔNICOS, REALIDADE VIRTUAL, CONSUMO

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    • ABNT

      NOVAES, Keise Santos. Do game à passarela: o advento do metaverso e seu impacto no consumo de moda digital. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d2babd53-b7db-46f9-9bc8-f19e134fcb0f/tc4829-Keise-Novaes-Game.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Novaes, K. S. (2022). Do game à passarela: o advento do metaverso e seu impacto no consumo de moda digital (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d2babd53-b7db-46f9-9bc8-f19e134fcb0f/tc4829-Keise-Novaes-Game.pdf
    • NLM

      Novaes KS. Do game à passarela: o advento do metaverso e seu impacto no consumo de moda digital [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d2babd53-b7db-46f9-9bc8-f19e134fcb0f/tc4829-Keise-Novaes-Game.pdf
    • Vancouver

      Novaes KS. Do game à passarela: o advento do metaverso e seu impacto no consumo de moda digital [Internet]. 2022 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d2babd53-b7db-46f9-9bc8-f19e134fcb0f/tc4829-Keise-Novaes-Game.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: CINEMA, REALIDADE VIRTUAL, REALIDADE AUMENTADA, COMUNICAÇÃO DE MASSA, INDÚSTRIA CULTURAL, INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA, PROPAGANDA, TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

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    • ABNT

      TANAKA, Diego Koiti. Tecnologias imersivas na comunicação e na produção de filmes para o cinema. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d98e2dcd-fb2b-467d-98f1-4b2e4d859344/tc4459-diego-tanaka-tecnologias.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Tanaka, D. K. (2020). Tecnologias imersivas na comunicação e na produção de filmes para o cinema (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d98e2dcd-fb2b-467d-98f1-4b2e4d859344/tc4459-diego-tanaka-tecnologias.pdf
    • NLM

      Tanaka DK. Tecnologias imersivas na comunicação e na produção de filmes para o cinema [Internet]. 2020 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d98e2dcd-fb2b-467d-98f1-4b2e4d859344/tc4459-diego-tanaka-tecnologias.pdf
    • Vancouver

      Tanaka DK. Tecnologias imersivas na comunicação e na produção de filmes para o cinema [Internet]. 2020 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d98e2dcd-fb2b-467d-98f1-4b2e4d859344/tc4459-diego-tanaka-tecnologias.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: REALIDADE VIRTUAL, JOGOS ELETRÔNICOS, PROPAGANDA, COMUNICAÇÃO

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    • ABNT

      SOUZA, Victor Henrique Raimundo de. Atenção total: realidade virtual e comunicação em ambientes simulados. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4dc93bff-5df1-4a76-aef0-71c0ae0ab568/tc4439-victor-souza-atencao.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Souza, V. H. R. de. (2020). Atenção total: realidade virtual e comunicação em ambientes simulados (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4dc93bff-5df1-4a76-aef0-71c0ae0ab568/tc4439-victor-souza-atencao.pdf
    • NLM

      Souza VHR de. Atenção total: realidade virtual e comunicação em ambientes simulados [Internet]. 2020 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4dc93bff-5df1-4a76-aef0-71c0ae0ab568/tc4439-victor-souza-atencao.pdf
    • Vancouver

      Souza VHR de. Atenção total: realidade virtual e comunicação em ambientes simulados [Internet]. 2020 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4dc93bff-5df1-4a76-aef0-71c0ae0ab568/tc4439-victor-souza-atencao.pdf
  • Unidade: FAU

    Subjects: APLICATIVOS MÓVEIS, LÍNGUA INGLESA, APRENDIZAGEM, DESIGN, REALIDADE VIRTUAL

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    • ABNT

      SANTOS, Letícia de Almeida. Speakin: aplicativo de realidade virtual para auxiliar na prática de conversação em inglês. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4825961f-949d-48fc-be84-77af1320eaa1/2019_leticia_santos_tcc.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Santos, L. de A. (2019). Speakin: aplicativo de realidade virtual para auxiliar na prática de conversação em inglês (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4825961f-949d-48fc-be84-77af1320eaa1/2019_leticia_santos_tcc.pdf
    • NLM

      Santos L de A. Speakin: aplicativo de realidade virtual para auxiliar na prática de conversação em inglês [Internet]. 2019 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4825961f-949d-48fc-be84-77af1320eaa1/2019_leticia_santos_tcc.pdf
    • Vancouver

      Santos L de A. Speakin: aplicativo de realidade virtual para auxiliar na prática de conversação em inglês [Internet]. 2019 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4825961f-949d-48fc-be84-77af1320eaa1/2019_leticia_santos_tcc.pdf
  • Unidade: EP

    Subjects: INDÚSTRIA 4.0, VISÃO COMPUTACIONAL, REALIDADE VIRTUAL, REALIDADE AUMENTADA

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    • ABNT

      SEN, Archisman. Industry 4.0 and computational vision:: an application based case study at Fábrica do Futuro at USP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/106f5a30-0ebc-43a7-b5af-eba5c1a12ae3/ArchismanSen%20TCCPRO19.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Sen, A. (2019). Industry 4.0 and computational vision:: an application based case study at Fábrica do Futuro at USP (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/106f5a30-0ebc-43a7-b5af-eba5c1a12ae3/ArchismanSen%20TCCPRO19.pdf
    • NLM

      Sen A. Industry 4.0 and computational vision:: an application based case study at Fábrica do Futuro at USP [Internet]. 2019 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/106f5a30-0ebc-43a7-b5af-eba5c1a12ae3/ArchismanSen%20TCCPRO19.pdf
    • Vancouver

      Sen A. Industry 4.0 and computational vision:: an application based case study at Fábrica do Futuro at USP [Internet]. 2019 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/106f5a30-0ebc-43a7-b5af-eba5c1a12ae3/ArchismanSen%20TCCPRO19.pdf
  • Unidade: EESC

    Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL, METODOLOGIA E TÉCNICAS DE COMPUTAÇÃO, REALIDADE VIRTUAL

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    • ABNT

      DUTRA, Ivo Gimenes. Aplicação móvel iOS com realidade aumentada aplicada a uma plataforma de ensino de pProgramação para crianças. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ed257678-7226-4222-9fed-81011f1629f3/Dutra_Ivo_tcc.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Dutra, I. G. (2019). Aplicação móvel iOS com realidade aumentada aplicada a uma plataforma de ensino de pProgramação para crianças (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ed257678-7226-4222-9fed-81011f1629f3/Dutra_Ivo_tcc.pdf
    • NLM

      Dutra IG. Aplicação móvel iOS com realidade aumentada aplicada a uma plataforma de ensino de pProgramação para crianças [Internet]. 2019 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ed257678-7226-4222-9fed-81011f1629f3/Dutra_Ivo_tcc.pdf
    • Vancouver

      Dutra IG. Aplicação móvel iOS com realidade aumentada aplicada a uma plataforma de ensino de pProgramação para crianças [Internet]. 2019 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ed257678-7226-4222-9fed-81011f1629f3/Dutra_Ivo_tcc.pdf
  • Unidade: EP

    Subjects: REALIDADE VIRTUAL, FÍGADO, TOMOGRAFIA, EDUCAÇÃO MÉDICA, RECONSTRUÇÃO (GEOMETRIA E MODELAGEM COMPUTACIONAL)

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    • ABNT

      OLIVEIRA, Luis Felipe Gomes de e DOMINGUES, Pietro Teruya. Plataforma em realidade virtual para auxílio de treinamento de residentes em cirurgia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – EPUSP, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f51eff6e-4a64-4dc9-a29d-5690adb909ba/Pietro%20Domingues%20-%20Luis%20Oliveira%20-Monografia.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Oliveira, L. F. G. de, & Domingues, P. T. (2018). Plataforma em realidade virtual para auxílio de treinamento de residentes em cirurgia (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). EPUSP, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f51eff6e-4a64-4dc9-a29d-5690adb909ba/Pietro%20Domingues%20-%20Luis%20Oliveira%20-Monografia.pdf
    • NLM

      Oliveira LFG de, Domingues PT. Plataforma em realidade virtual para auxílio de treinamento de residentes em cirurgia [Internet]. 2018 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f51eff6e-4a64-4dc9-a29d-5690adb909ba/Pietro%20Domingues%20-%20Luis%20Oliveira%20-Monografia.pdf
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      Oliveira LFG de, Domingues PT. Plataforma em realidade virtual para auxílio de treinamento de residentes em cirurgia [Internet]. 2018 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f51eff6e-4a64-4dc9-a29d-5690adb909ba/Pietro%20Domingues%20-%20Luis%20Oliveira%20-Monografia.pdf
  • Unidade: EESC

    Subjects: JOGOS, REALIDADE VIRTUAL

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    • ABNT

      GINJA, Gabriel Augusto. Aplicações de realidade virtual na prática de parabadminton. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/873fd114-0831-4057-80b6-f61b6c78bc6b/Ginja_Gabriel_tcc.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Ginja, G. A. (2018). Aplicações de realidade virtual na prática de parabadminton (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/873fd114-0831-4057-80b6-f61b6c78bc6b/Ginja_Gabriel_tcc.pdf
    • NLM

      Ginja GA. Aplicações de realidade virtual na prática de parabadminton [Internet]. 2018 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/873fd114-0831-4057-80b6-f61b6c78bc6b/Ginja_Gabriel_tcc.pdf
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      Ginja GA. Aplicações de realidade virtual na prática de parabadminton [Internet]. 2018 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/873fd114-0831-4057-80b6-f61b6c78bc6b/Ginja_Gabriel_tcc.pdf
  • Unidade: FAU

    Subjects: JOGOS DE COMPUTADOR, REALIDADE VIRTUAL, DESIGN

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    • ABNT

      HEBLING, Daniel Lolling Cerri. Arquitetura em jogos eletrônicos: o projeto em universos simulados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/b30b05ad-c4c1-4ade-b441-c9c9900b3b7b/2017_danielhebling.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Hebling, D. L. C. (2017). Arquitetura em jogos eletrônicos: o projeto em universos simulados. (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/b30b05ad-c4c1-4ade-b441-c9c9900b3b7b/2017_danielhebling.pdf
    • NLM

      Hebling DLC. Arquitetura em jogos eletrônicos: o projeto em universos simulados. [Internet]. 2017 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/b30b05ad-c4c1-4ade-b441-c9c9900b3b7b/2017_danielhebling.pdf
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      Hebling DLC. Arquitetura em jogos eletrônicos: o projeto em universos simulados. [Internet]. 2017 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/b30b05ad-c4c1-4ade-b441-c9c9900b3b7b/2017_danielhebling.pdf
  • Unidade: EP

    Subjects: REALIDADE VIRTUAL, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

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    • ABNT

      SANTOS, Gregorio Juodinis e CARVALHO, Heitor de. Projeto e desenvolvimento de interface tridimensional para sistema supervisório e de treinamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/3644fb69-d650-4783-8620-13f882d92a89/GREGORIO%20JUODINIS%20SANTOS%20PMR16.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Santos, G. J., & Carvalho, H. de. (2016). Projeto e desenvolvimento de interface tridimensional para sistema supervisório e de treinamento (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/3644fb69-d650-4783-8620-13f882d92a89/GREGORIO%20JUODINIS%20SANTOS%20PMR16.pdf
    • NLM

      Santos GJ, Carvalho H de. Projeto e desenvolvimento de interface tridimensional para sistema supervisório e de treinamento [Internet]. 2016 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/3644fb69-d650-4783-8620-13f882d92a89/GREGORIO%20JUODINIS%20SANTOS%20PMR16.pdf
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      Santos GJ, Carvalho H de. Projeto e desenvolvimento de interface tridimensional para sistema supervisório e de treinamento [Internet]. 2016 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/3644fb69-d650-4783-8620-13f882d92a89/GREGORIO%20JUODINIS%20SANTOS%20PMR16.pdf
  • Unidade: EP

    Subjects: REABILITAÇÃO, REALIDADE VIRTUAL

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    • ABNT

      DIAS, Alexandre Yip Gonçalves e GARRITANO, Luccas de Nigris. Movimento de um Avatar para reabilitação submetido a um campo de força em um ambiente de realidade virtual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/79a33068-0ed3-455e-8b52-d489b713b65d/ALEXANDRE%20YIP%20GON%C3%87ALVES%20DIAS%20TCCPMR15.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Dias, A. Y. G., & Garritano, L. de N. (2015). Movimento de um Avatar para reabilitação submetido a um campo de força em um ambiente de realidade virtual (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/79a33068-0ed3-455e-8b52-d489b713b65d/ALEXANDRE%20YIP%20GON%C3%87ALVES%20DIAS%20TCCPMR15.pdf
    • NLM

      Dias AYG, Garritano L de N. Movimento de um Avatar para reabilitação submetido a um campo de força em um ambiente de realidade virtual [Internet]. 2015 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/79a33068-0ed3-455e-8b52-d489b713b65d/ALEXANDRE%20YIP%20GON%C3%87ALVES%20DIAS%20TCCPMR15.pdf
    • Vancouver

      Dias AYG, Garritano L de N. Movimento de um Avatar para reabilitação submetido a um campo de força em um ambiente de realidade virtual [Internet]. 2015 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/79a33068-0ed3-455e-8b52-d489b713b65d/ALEXANDRE%20YIP%20GON%C3%87ALVES%20DIAS%20TCCPMR15.pdf
  • Subjects: PULMÃO, RESPIRAÇÃO, TOMOGRAFIA, REALIDADE VIRTUAL

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    • ABNT

      NAKAGAWA, Bruno Takashi e PENTEADO, Rafael Volkart Salles. Project Lambda: sistema de simulação 3D do pulmão e de suas estruturas internas por realidade virtual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – São Paulo, 2015. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/a9c12e10-a2ad-423b-8990-554c07d3abc9/BRUNO%20TAKASHI%20NAKAGAWA%20TCCPMR15.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
    • APA

      Nakagawa, B. T., & Penteado, R. V. S. (2015). Project Lambda: sistema de simulação 3D do pulmão e de suas estruturas internas por realidade virtual (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/a9c12e10-a2ad-423b-8990-554c07d3abc9/BRUNO%20TAKASHI%20NAKAGAWA%20TCCPMR15.pdf
    • NLM

      Nakagawa BT, Penteado RVS. Project Lambda: sistema de simulação 3D do pulmão e de suas estruturas internas por realidade virtual [Internet]. 2015 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/a9c12e10-a2ad-423b-8990-554c07d3abc9/BRUNO%20TAKASHI%20NAKAGAWA%20TCCPMR15.pdf
    • Vancouver

      Nakagawa BT, Penteado RVS. Project Lambda: sistema de simulação 3D do pulmão e de suas estruturas internas por realidade virtual [Internet]. 2015 ;[citado 2025 jun. 25 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/a9c12e10-a2ad-423b-8990-554c07d3abc9/BRUNO%20TAKASHI%20NAKAGAWA%20TCCPMR15.pdf

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