Exportar registro bibliográfico

Elaboração de sequências didáticas utilizando a abordagem STEAM com temática do meio ambiente (2023)

  • Autores:
  • Autor USP: OLIVEIRA, THALITA MARTINS DE - ESALQ
  • Unidade: ESALQ
  • Assuntos: CIÊNCIA; CURRÍCULO; ENSINO MÉDIO; INTERDISCIPLINARIDADE; MATERIAL DIDÁTICO; MEIO AMBIENTE
  • Palavras-chave do autor: Metodologias ativas
  • Idioma: Português
  • Resumo: A crescente demanda de abordagens interdisciplinares na resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento em sintonia com o período de reorganização da educação básica brasileira, pautada no paradigma inovador da educação progressista, na qual os alunos assumem o papel ativo do processo de aprendizagem, surge a necessidade de repensar metodologias colaborativas transformadoras a serem pautadas na prática docente. Assim, a metodologia ativa estudada foi a abordagem STEAM, a qual visa o ensino interdisciplinar e transdisciplinar por meio de temáticas relacionadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Ainda que esteja se popularizando no mundo, as características que integram este método ainda estão em consolidação e demandam mais estudos com o intuito de analisar sua relevância e aplicabilidade no contexto da educação básica brasileira. Neste cenário, o objetivo deste trabalho foi elaborar um material didático contendo sequências didáticas baseadas na abordagem STEAM com temática sobre meio ambiente. O material elaborado contém cinco sequências didáticas compostas por cinco aulas abrangendo dois grandes temas: Água e Resíduos, de acordo com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Disponível em 19/01/2027 TCCThalitaMartinsdeOlivei...
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OLIVEIRA, Thalita Martins de. Elaboração de sequências didáticas utilizando a abordagem STEAM com temática do meio ambiente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2023. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d04e85e8-917f-4000-884e-d8ae6cf0a388/TCCThalitaMartinsdeOliveira.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, T. M. de. (2023). Elaboração de sequências didáticas utilizando a abordagem STEAM com temática do meio ambiente (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d04e85e8-917f-4000-884e-d8ae6cf0a388/TCCThalitaMartinsdeOliveira.pdf
    • NLM

      Oliveira TM de. Elaboração de sequências didáticas utilizando a abordagem STEAM com temática do meio ambiente [Internet]. 2023 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d04e85e8-917f-4000-884e-d8ae6cf0a388/TCCThalitaMartinsdeOliveira.pdf
    • Vancouver

      Oliveira TM de. Elaboração de sequências didáticas utilizando a abordagem STEAM com temática do meio ambiente [Internet]. 2023 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d04e85e8-917f-4000-884e-d8ae6cf0a388/TCCThalitaMartinsdeOliveira.pdf

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2024