Exportar registro bibliográfico

Acessibilidade à educação do ensino médio do município de São Paulo através do geoprocessamento (2018)

  • Autores:
  • Autores USP: ONISHI, LARISSA YURI - EP ; ISHIKAWA, NATALIA NAOMY - EP ; PAZ, YURI LUCAS - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PTR
  • Assuntos: ACESSO À EDUCAÇÃO; ACESSIBILIDADE AO MEIO FÍSICO; ENSINO MÉDIO; TRANSPORTE URBANO; GEOPROCESSAMENTO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Educação é um direito social e é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de um indivíduo ou grupo. Porém o acesso à educação de qualidade não é igual a todos no Brasil. Problemas na qualidade do ensino muitas vezes se somam às restrições de acessibilidade proporcionada por um sistema de transporte deficiente. Este trabalho tem como objetivo analisar a acessibilidade às Escolas de Ensino Médio do Munícipio de São Paulo (tanto da rede pública quanto da particular), fazendo uso de ferramentas de geoprocessamento para relacionar a qualidade educacional de uma escola com a facilidade de acesso a ela, visando à proposição de indicadores de planejamento urbano que auxiliem a tomada de decisões. Para tanto, foram utilizados os dados do fornecidos pelo INEP, dos quais foram selecionados 6 indicadores de 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM; Taxa de Aprovação na 3ª Série do Ensino Médio; Taxa de Abandono na 1ª Série do Ensino Médio; Taxa de Distorção Idade-Série na 3ª Série do Ensino Médio; Média de Horas Aula-Diária; Média de Alunos por Turma) como atributos básicos de qualidade, além de uma rede viária de transporte público e outra de transporte individual para criar um índice de acessibilidade à educação. O método das oportunidades acumuladas foi adaptado para o desenvolvimento de um índice que se considera um fator de qualidade das escolas. Espera-se que este trabalho possa auxiliar o desenvolvimento nas análises futuras do acesso à educação do munícipio de São Paulo e na proposição de soluções para a desigualdade de acessibilidade à educação.
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão Publicada LARISSA YURI ONISHI 18.pd... Direct link
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ONISHI, Larissa Yuri e ISHIKAWA, Natalia Naomy e PAZ, Yuri Lucas. Acessibilidade à educação do ensino médio do município de São Paulo através do geoprocessamento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – EPUSP, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ad352e54-10d2-419c-b70e-dc8e5da66294/LARISSA%20YURI%20ONISHI%2018.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Onishi, L. Y., Ishikawa, N. N., & Paz, Y. L. (2018). Acessibilidade à educação do ensino médio do município de São Paulo através do geoprocessamento (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). EPUSP, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ad352e54-10d2-419c-b70e-dc8e5da66294/LARISSA%20YURI%20ONISHI%2018.pdf
    • NLM

      Onishi LY, Ishikawa NN, Paz YL. Acessibilidade à educação do ensino médio do município de São Paulo através do geoprocessamento [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ad352e54-10d2-419c-b70e-dc8e5da66294/LARISSA%20YURI%20ONISHI%2018.pdf
    • Vancouver

      Onishi LY, Ishikawa NN, Paz YL. Acessibilidade à educação do ensino médio do município de São Paulo através do geoprocessamento [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ad352e54-10d2-419c-b70e-dc8e5da66294/LARISSA%20YURI%20ONISHI%2018.pdf

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2024